A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, maio 27, 2007


Serpa nocturna - Alentejo

Para Kalinka

Corri o Alto e o Baixo Alentejo, desde o mar até à margem esquerda do Guadiana, desde 1968 e durante umas duas décadas. Dessas viagens ficaram alguns testemunhos escritos e fotografias. No entanto estive no Couço e em Coruche e em Évora‑Monte e terei estado em terras como Pavia, Portalegre, Alandroal, Vidigueira, Serpa ([1]), Mértola, mas não me recordo pelo que delas nada mais poderei dizer. (Notas de Viagem, 1997)

[1] - Se nos anos 70 se penetrava no castelo de Serpa por uma porta encimada por um troço de muralha caído, então a fotografia que mo recorda indica que já nesta povoação então estive! Tal como outra fotografia do castelo, com a torre de menagem encimada por uma esguia e alva torre sineira, me leva a concluir que também estive no Alandroal. (Memórias de viagem, 1998)
1999.02.18

Serpa

Castelo iluminado com aqueduto adjacente. Parte nova simpática. Parte histórica um pouco degradada. Câmara feia. Escadaria de acesso a largo com igreja matriz de Santa Maria, torre do relógio, porta ogival, oliveiras centenárias e pequena rua dando acesso à porta do castelo. Adossada à muralha o Palácio dos Condes de Ficalho, para o qual um grandioso aqueduto conduz as águas.

Terra cujo queijo é famoso.

Notas para o tomo II do Livro de Viagens que provavelmente nunca será escrito

PS - Afinal qual é a tua cidade berço?

Fotografia - Victor Nogueira

1 comentário:

Kalinka disse...

Olá Vitor

Parabéns pela tua pronta resposta e, bastante completa, ao meu desafio.
Por acaso não estive em Serpa, andei lá perto. Verás com a continuação da minha descrição da viagem, os lugares por onde passei.

E, a minha cidade-berço é a cidade da Beira, em Moçambique. Um dia escreverei sobre a minha cidade.

Beijitos.