A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, maio 24, 2007


Marcos da luta social



* Victor Nogueira


Desde os primórdios da sociedade industrial que os trabalhadores lutam pelo trabalho com direitos, por melhores condições de vida e pela construção de uma sociedade mais justa liberta da exploração do homem pelo homem.


A primeira tentativa de abrir caminho a um novo tipo de organização social, baseada na igualdade, na justiça social e no poder de quem trabalha, foi a Comuna de Paris (1871), de existência breve e sangrentamente reprimida. Elementos sobre a Comuna podem ser encontrados em http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=21498 ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_de_Paris.


A revolução russa de Outubro de 1917 marcou indelevelmente o todo o século XX e as conquistas históricas alcançadas no país dos sovietes repercutiram-se ao longo de décadas em todo o mundo, inspirando os trabalhadores e os povos a lutarem por transformações sociais profundas e a emanciparem-se do jugo colonial do imperialismo (http://br.geocities.com/discursus/archistx/r1917his.html).


Em Portugal, a Revolução dos Cravos é o grande marco histórico para os trabalhadores. O salto civilizacional então concretizado em matéria de direitos políticos, sociais e laborais, continua, no essencial, consagrado na Constituição da República, apesar das sucessivas revisões e dos constantes atropelos e violações ao seu espírito e letra.


Documentação importante sobre este tema está disponível em sites como o da Associação 25 de Abril (base de dados históricos – http://www.25abril.org/), de jornais e revistas como o Avante! (http://www.avante.pt/) ou O Militante (http://www.omilitante.pcp.pt/).


A luta dos trabalhadores rurais alentejanos no século XX encontram-se em http://sol.sapo.pt/blogs/guilhas/archive/2007/04/11/RECORDAR-ABRIL_2800_1_2900_-_2D00_-hist_F300_ria-de-uma-camponesa-assassinada-em-1954.aspx e sobre o movimento operário e popular do Porto em http://cdi.upp.pt/.


O sindicalismo é uma das frentes de luta e quanto à sua história destacamos os sites da CGTP (http://www.cgtp.pt/index.php?) e do STAL (http://www.stal.pt/historia.asp).


Uma data histórica é o Dia do Trabalhador, comemorado no 1º de Maio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador ou http://www.ofelia.com.br/1maio.htm)


O povo e os trabalhadores são também representados quer na literatura, que nas artes plásticas. Na literatura podemos destacar o neo-realismo (http://www.instituto-camoes.pt/cvc/literatura/neorealismo.htm) ou referir autores como Brecht (http://www.astormentas.com/brecht.htm), Charles Dickens e o seu Oliver Twist (http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens), Emile Zola com o Germinal (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Zola ), estes dois últimos no século XIX.



No mundo da fotografia referimos Dorothea Lange (http://www.uc.pt/iej/alunos/1998-99/dlange/pinicial.html), Lewis Hine (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lewis_Hine) e Sebastião Salgado (http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado/).


O trabalho ou profissões também estão representados em museus, como o de Michel Giacometti (http://www.geocities.com/michel_giacometti/html/museu.htm). Uma relação mais extensa, incluindo etnográficos, pode ser encontrada em museus de Portugal – wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_museus_de_Portugal ) ou no site da ANMP (http://www.anmp.pt/munp/mun/mus102w1.php ).


in Jornal do STAL nº 85 2007 Maio
Fotografia do filme Tempos Modernos (1936)

Sem comentários: