A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, maio 16, 2007




PREGÕES  (4)


O IBES é o lugar por excelência dos pregões dos vendedores a domicílio. Madrugada ainda já os padeirinhos anunciam o dia que nasce e o sol que desponta entre nuvens róseas ou acobecadas, fazendo fundo a um quadro maravilhoso, realçando a imponência do convento de Nossa Senhora, branquinho e altaneiro no topo da montanha recoberta do verde escuro da floresta.

Os padeirinhos percorrem as ruas com os seus pregões:

Balança a roseira...

Ou este outro: Cheguei...

Um bando de garotos de 8 a 14 anos, cestinhas no braço, toalhas limpinhas cobrindo o pão que vendem para ganhar o pão que alimentará a si e a seus irmãos. Uns gritam bonito, outros em tom lúgubre parecem uns arutaus espantando as últimas sombras da noite:

Padei...ro Padei...ro.

Um velho num triciclo, com uma buzina estridente e irritante, contrapõe em fá menor:

Padeiro...

O sol já vai alto e surgem os vendedores de pirulitos, trazendo em "ombros armas" os seus pauzinhos sustentando as rodas empalitadas de pirulitos:

Ah é... o pirulito
Enfiado num palito
Chupa pobre, chupa rico
Chupa eu que também grito.

Mais tarde é o comprador de garrafas, com um cone de flandres na boca como porta-voz:

Este sim...

Comprando garrafa... cobre... chumbo... alumínio ou metal al...

Demora-se um pouco e se ninguém o chamou, avisa:

Então já vou...

Pára o cocadinha gritando:

É a cocadinha baiana...

Há o homem que solda panelas, anunciando-se às donas de casa:

Soldador... soldador...

E, de quando em vez visita o bairro o:

Amolador... vai passando o amolador...

O carrinho chia conduzindo o barrilzinho e o garoto apregoa: Querosene... querosene...

Passam os peixeiros (chamados de tubarões pelo elevado preço de seus peixes), passa o carangueijeiro e o vendedor de "cana caiana". De rua em rua, de porta em porta, todos os dias, ouvem-se os pregões dos vendedores do IBES.

Há pregões bonitos que encantam, que caracterizam um lugar e que deixam uma suave e doce melancolia a nos recordar da infância, a reviver lembranças e a provocar no peito uma saudade da terra da gente, como meninas de pés descalços na areia quente das ruas de Conceição da Barra, uma com a sacola, outra com uma caixinha com Nossa Senhora enfeitada de fitas e de flores, batendo de porta em porta:

Esmola para Nossa Senhora da Boa Morte.

Mas o pessoal de casa está lá no fundo do quintal ensaboando roupa, não ouviu. As meninas gritam mais alto quase cantando:

Esmola pra Nossa Senhora da Boa Morte...

– Ah, minha Nossa Senhora, me perdoe, não tenho nem um dinheirinho. Mas entrem minhas filhas, vou ver alguma coisa... umas florzinhas, um ovo. É o que posso dar. É de coração.

Na Bahia, recorda-se o amigo Seixas, as mulatas de saias rendadas, com o depósito na cabeça, anunciam pelas manhãs:

Olha a canjiquinha, tá quentinha, tá quentinha...

Em Maceió, é o mesmo informante que relembra os vendedores de sururu:

Olha o sururu fresco é sururu de capote...

E em Vitória, quem não se recorda aquele vendedor de sorvete que gritava a primeira sílaba: sor... e sustentando o agudo arrematava lá longe – vete... anunciando a seguir 56 qualidades: coco, manga, abacaxi, laranja e tantas outras frutas que não chegavam a 56, mas era mais de uma dezena.

Muitos citados e conhecidos são os pregões daqueles garotos preguiçosos e tão preguiçosos que um deles vendia pirulito na estação ferroviária para aproveitar o apito da locomotiva: p... i... e arrematar: rulito... E o outro, vendedor de amendoim, tão indolente que se, postava à porta da igreja e quando o sacerdote dizia Amém... ele concluia: "doim torradinho..."

(A Gazeta. Vitória, 8 de março de 1959)

Ano V - junho 2003 - nº 58 © 1998-2002

Sem comentários: