A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, maio 16, 2007


Quatro meses de carga fiscal
Mais dias a pagar impostos

* Sandra Rodrigues dos Santos

Ao fim de 136 dias de trabalho os portugueses já ganharam o suficiente para cumprirem todas as obrigações fiscais deste ano. Contudo, foi preciso mais um dia de trabalho do que no ano anterior para o pagamento de todos os impostos, uma tendência que se vem a verificar desde 2004.

De acordo com o estudo anual do Gabinete de Análise Económica (GANEC) da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), hoje assinala-se o Dia da Libertação dos Impostos. Por outras palavras, quer isto dizer que se os portugueses só recebessem o salário uma vez pagos todos os impostos hoje seria o primeiro dia do ano em que poderiam levar para casa o respectivo salário.

Este ano, este marco assinala-se um dia depois do verificado em 2006, três dias depois de 2005 e oito dias depois do verificado em 2004.

Uma evolução que demonstra bem o aumento da carga fiscal sobre os portugueses nos últimos anos. Segundo os últimos dados revelados pelo Eurostat, o gabinete de estatística da Comissão Europeia, a carga fiscal portuguesa atingiu o 36,2 por cento em 2005, tendo sido uma das que mais subiu na União Europeia.

Os cálculos do GANEC revelam que este ano foram necessários três dias para pagar o Imposto Automóvel, quatro dias para o Imposto sobre o Tabaco, outros quatro dias para o Imposto de Selo, sete dias para o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), 12 dias para o IRC, 20 dias para o IRS, 32 dias para o IVA, 46 dias para as contribuições sociais e ainda mais oito dias para outros impostos.

in Correio da Manhã 2007.05.16

Sem comentários: